ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Departamento Técnico em Informática

Competências

As competências do Técnico em Informática são:

• Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos;

• Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares.

• Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares avaliando seus efeitos;

• Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais;

• Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário;

• Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos;

• Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais;

• Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software.

• Identificar arquiteturas de redes;

• Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede;

• Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede;

• Identificar arquitetura de redes e tipos, serviços e funções de servidores;

• Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos;

• Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários;

• Executar ações de treinamento e de suporte técnico.